Informações detalhadas para o retirar o visto americano

Informações para tirar seu passaporte
Alfândega e bagagem
 

 

VISTO AMERICANO

* Todos os solicitantes devem mostrar que possuem fortes vínculos com seu país de residência e que pretendem deixar os Estados Unidos após uma visita temporária. Para isso, deverão apresentar evidências de sua situação sócio-econômica e profissional no Brasil.

* Outro detalhe importante é salientar que o visto concedido no passaporte não garante a entrada nos EUA. Isto depende sempre da análise pessoal e muitas vezes subjetiva - do INSPETOR DE IMIGRAÇÃO no momento do desembarque. Este INSPETOR tem autoridade para permitir ou negar a entrada nos EUA e suas decisões, na prática, não são passiveis de discussão posterior.

* Conforme orientações repassadas pela DSA da Igreja Adventista, aqueles que apresentarem como motivo de sua viagem a Conferência Geral de St. Louis, deverão solicitar visto de negócios (B1) caso de todos os delegados. Sugerimos àqueles que viajam a passeio e que apenas desejam aproveitar para assistir a algumas partes do evento de St. Louis como meros expectadores que não apresentem a Conferência Geral como motivo de sua viagem. Informem, neste caso, que viajarão a passeio/de férias/ a turismo, podendo mencionar, caso desejem, que pretendem visitar também St. Louis onde estará ocorrendo um evento mundial da Igreja Adventista.


Relação de Documentos e Exigências :

* Uma vez o Consulado Americano retém apenas os formulários e a foto, todos os documentos listados abaixo devem ser originais. Não são aceitas fotocópias.

  • Passaporte com validade mínima, de ainda 6 meses (caso haja, levar também passaporte vencido comprovando viagens anteriores).
  • Formulário de Solicitação de Visto de não Imigrante (156) - em letra de forma ou datilografado, assinado pelo próprio passageiro ou responsável legal.
  • Formulário Complementar (157) para solicitantes com mais de 16 anos de idade. Estes formulários podem ser obtidos gratuitamente no site www.visto-eua.com.br
  • 1 Foto 5 x 5 (cinco por cinco formato próprio exigido pelos americanos) recente (menos de 6 meses). Não precisa ser datada e deve ser colorida e ter fundo branco.
  • Declaração de Imposto de Renda (declaração completa), Recibos de Entrega (originais). Sugerimos levar isto do 3 últimos anos para evidenciar um histórico de estabilidade sócio-econômico-profissional.
  • Comprovante de residência (menos de 3 meses).
  • Comprovante de Bens (Escrituras, Registros, Veículos, etc).
  • Extrato Bancário Atualizado.
  • Carteira de identidade e CPF.
  • Para menor de idade e/ou maior estudante e dependente, mesmo que possua CPF, deverá apresentar os CPF's (cópias) dos pais.

Para Empregados :

  • Carteira de Trabalho.
  • 3 últimos contracheques originais (holerites)

Para Empresários ou Empregadores :

  • Contrato Social e Alterações.
  • Cartão CNPJ.
  • Três últimos pró-labores (original com firma reconhecida do contador, no padrão adotado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade)

Para Estudantes :

  • Comprovante Escolar.
  • Comprovação de Renda dos pais (documentação anterior conforme se aplicar).
  • Formulário histórico escolar e profissional.

Para Aposentados :

  • 3 últimos comprovantes de aposentadoria e outras fontes de renda.

Para Autônomos :

  • Comprovantes de contratos antigos e recentes que indiquem a renda recebida ou antecipada, se for o aso.

Para Desempregados :

  • Declaração do responsável pelo apoio financeiro, indicando o nome deste, seu parentesco com o solicitante e sua fonte de renda. Caso o responsável tenha outros compromissos financeiros ou outros dependentes, indicar os nomes, o parentesco e suas idades.

Isenção de Entrevista:

  • Menores de 14 anos.
  • Maiores de 80 anos.
  • Solicitantes de visto diplomático ou oficial e autoridades governamentais e funcionários de organizações internacionais que viajam em missão (vistos dos tipos A-1, A-2, C-2 e C-3,G-1,G-2, G-3 e G-4). Nos dois primeiros casos, a solicitação de visto poderá ser submetida por meio de uma agência de viagens ou despachante credenciado junto à Embaixada ou entregue diretamente na Seção Consular da Embaixada dos Estados Unidos de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário de atendimento.

* As pessoas que se enquadram nos critérios listados a seguir não precisam marcar uma entrevista (desde que estejam dentro de sua jurisdição consular), mas devem comparecer pessoalmente à Seção Consular da Embaixada ou Consulado para a coleta de impressões digitais:

•   Pessoas que estejam renovando vistos expirados há no máximo 12 meses, cuja emissão tenha sido em sua validade máxima e sem nenhuma limitação, contanto que o visto seja da mesma categoria do visto expirado e que o oficial consular não observe qualquer indicio de que o solicitante apresente alguma inelegibilidade ou irregularidade dentro das leis de imigração dos Estados Unidos;

•   Portadores de visto de turismo (B-2) válido ou expirado a menos de 12 meses que desejam solicitar um visto de negócios (B-1) e vice-versa.

•   Solicitantes de visto dos tipos A-3, C-3 e G-5 (empregados domésticos de portadores de visto oficial);

•   Portadores de passaportes diplomáticos ou oficiais que estiverem solicitando vistos de outras categorias que não as indicadas acima (vistos de turismo, por exemplo).

Empresa pagando despesas de Funcionário :

  • Documentação anterior mais carta da empresa justificando a razão da viagem e se responsabilizando pela mesma.

 

 

Despesas de Viagem pagas por Terceiros :

  • Documentação anterior de quem financiará a viagem e declaração assinada com firma reconhecida justificando a viagem e se responsabilizando pelo passageiro.

* Todos os requerentes que não se enquadrem em um dos critérios de isenção de entrevista deverão comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado que atende à sua jurisdição.

 


Taxas para obtenção do Visto Americano

As taxas são sempre não-reembolsáveis. Todas as agências do Citibank conhecem os procedimentos e tem o nº da conta do Consulado de sua região. Qualquer pessoa, estando de posse do passaporte ou carteira de identidade do solicitante/interessado pode recolher esta taxa e remeter o comprovante ao mesmo

•  USD 100,00 - Taxa de Visto (individual). Recolher no Citibank na conta do Consulado.

•  Para cada solicitação é cobrada uma taxa (em reais), a qual deverá ser paga somente em dinheiro, com antecedência, numa agência do Citibank.

•  O caixa do Citibank que emitir o recibo de pagamento da Taxa de Solicitação de Visto escreverá o nome e o nº do passaporte ou identidade do solicitante no recibo. Recibos emitidos sem isto não serão aceitos.

•  R$ 38,00 - Taxa para marcação de entrevista individual . (Recolher no Citibank antes de marcar a entrevista). Pode-se utilizar uma taxa para até 5 pessoas desde que da mesma família (1º grau).

Um dia após recolher a taxa de entrevista deve-se agendar a data da mesma. Este agendamento pode ser feito pela Internet ou pelo telefone. As opções de agendamento são sempre duas:

a) primeira data disponível conforme agenda do consulado,

b) data da conveniência do solicitante (desde que haja disponibilidade).

 

Para marcação da entrevista:

0300-3130800 (08:00-20:00 hs)

ou no site: www.visto-eua.com.br

 

* As entrevistas de visto ocorrem de segunda a sexta-feira para aqueles que chegam entre 8:00 e 11:00 horas.

* Na prática, raramente se consegue uma data com menos de 20 dias de antecedência.

 

Endereços e jurisdições consulares para vistos de não-imigrantes (turismo/negócios/estudante/etc):

CONSULADO AMERICANO EM SÃO PAULO :
Rua Henri Dunant, 500 - Chácara Santo Antonio
Fone: (11) 5186-7000 Horário: 8 - 17h
Jurisdição consular: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

CONSULADO AMERICANO NO RIO DE JANEIRO:
Av. Presidente Wilson, 147 - Castelo
Fone: (21) 2292-7117 Horário: 8 - 17h
Jurisdição consular: Espírito Santo e Rio de Janeiro.

* TODAS AS SOLICITAÇÕES DE VISTO DE IMIGRANTE DE BRASILEIROS SÃO VIA RIO DE JANEIRO.

CONSULADO AMERICANO EM RECIFE:
Rua Gonçalves Maia, 163 - Bairro Boa Vista
Fone: (81) 3421-2441 Horário: 8 17 h
Jurisdição consular: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, e Sergipe.

EMBAIXADA AMERICANA EM BRASÍLIA:
SES Av. das Nações Unidas, Q. 801 lote 3
Fone: (61) 312-7000 Horário: 8 17 h
Jurisdição consular: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

 

 

Informações atualizadas e postadas no dia 10/01/05

Rua José Loureiro, 133 conj. 708 - Curitiba - PR - 80010-906
Fone: (41) 3031-2727 - info@adventour.com.br